A Sociologia é uma ciência que surge no século XIX e rapidamente assume um alcance teórico e prático muito grande, sobretudo, a partir da teorização de seus principais autores. Esses autores, Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, são tidos como os clássicos da Sociologia, suas obras são o substrato no qual diversos outros autores desenvolveram as principais correntes sociológicas presentes no século XX. Em vista dessa colocação, e partindo da obra de cada autor, analise as colunas seguintes e enumere a segunda de acordo com a primeira. 1. Karl Marx. 2. Max Weber. 3. Émile Durkheim. ( ) Indicava que para a verdadeira emancipação do indivíduo era necessário acabar com a luta de classes. () Entendia a educação como um processo geracional, no qual os mais velhos educam os mais jovens a partir dos modelos sociais aceitos. ( ) Entende a organização social como expressão do conjunto de ações que os indivíduos executam de forma quase automática em vista dos parâmetros ideais. ( ) Postula que a educação reproduz o sistema de exploração da esfera econômica. () Via na forma da educação empreendida pelos protestantes uma vantagem na competição imposta pelo sistema capitalista. Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Respostas
respondido por:
3
A sequência correta está em: I - 1, II - 3, III - 2, IV - 1, V- 2. Durkheim já afirmava que o indivíduo nasce sem saber seu papel na sociedade, e, ainda nos apresenta através do fato um entendimento mais amplo sobre as normas coletivas as quais orientem a vida do indivíduo.
Karl Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Para Weber a ação social se estabelece em tipos, esses que se aplicam como conceitos que explicam a realidade social, notada inclusive nos protestantes.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás