Leia o trecho a seguir: "[...] quando avaliado os volumes e capacidades pulmonares, foi observado que para todas as avaliações de VC (volume corrente), VRE (volume de reserva expiratória), CI (capacidade inspiratória) e CV (capacidade vital) os idosos ativos tiveram melhores resultados quando comparados aos sedentários [...]"Fonte: SILVA, E. T. B. et al. Análise de volumes, capacidades pulmonares e força muscular respiratória em idosos praticantes e não praticantes de hidroterapia no município de Várzea grande – MT. Seminário Transdisciplinar da Saúde, n. 02, 2014, p.30. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fisiologia aplicada, analise os volumes respiratórios disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas características. 1) Volume Corrente. 2) Volume de Reserva Inspiratória. 3) Volume de Reserva Expiratória. 4) Volume Residual. 5) Capacidade Pulmonar Total. ( ) Quantidade máxima de ar que pode ser expirado após uma expiração normal. ( ) Quantidade máxima de ar que pode ser inspirado além de uma respiração normal. ( ) Quantidade de ar que entra e sai dos pulmões durante um ciclo respiratório. ( ) É a soma de todos os volumes. ( ) Quantidade de ar que permanece nos pulmões, após uma expiração forçada. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Respostas
Resposta:
1) Volume Corrente.
2) Volume de Reserva Inspiratória.
3) Volume de Reserva Expiratória.
4) Volume Residual.
5) Capacidade Pulmonar Total.
(3 ) Quantidade máxima de ar que pode ser expirado após uma expiração normal. Essa frase caracteriza Volume de Reserva Expiratória.
(2 ) Quantidade máxima de ar que pode ser inspirado além de uma respiração normal. Essa frase caracteriza Volume de Reserva Inspiratória.
(1 ) Quantidade de ar que entra e sai dos pulmões durante um ciclo respiratório. Essa frase caracteriza Volume Corrente.
( 5) É a soma de todos os volumes. Essa frase caracteriza Capacidade Pulmonar Total.
( 4) Quantidade de ar que permanece nos pulmões, após uma expiração forçada. Essa frase caracteriza Volume Residual.
Ordem= 3,2,1,5,4
Explicação:
Volume corrente (VC): volume de ar inspirado ou expirado em cada respiração normal.
Volume de reserva inspiratória (VRI): volume máximo de ar que pode ser inspirado após uma inspiração espontânea, ou seja, volume extra de ar inspirado além do volume corrente normal.
Volume de reserva expiratória (VRE): máximo volume extra de ar que pode ser expirado em uma expiração forçada após a expiração espontânea.
Volume residual (VR): volume de ar que fica nos pulmões após uma expiração forçada máxima.
Capacidade pulmonar total (CPT): volume máximo a que os pulmões podem ser expandidos com o maior esforço, ou seja, representa a quantidade total de ar presente nos pulmões na inspiração máxima. Corresponde à soma dos quatro volumes pulmonares.
Capacidade residual funcional (CRF): quantidade de ar que permanece nos pulmões ao final da expiração normal. Corresponde à soma do volume residual com o volume de reserva expiratória.