Nas últimas décadas, o estudo dos microrganismos que hospedamos cresceu vertiginosamente, dando origem a um novo campo da microbiologia. Desde então, essa comunidade amigável de minúsculos seres vem sendo chamada de microbiota (ou ainda flora, microflora e microbioma, entre outros nomes). Embora não a enxerguemos a olho nu, a microbiota é parte importante de nosso organismo. Estima-se, por exemplo, que mais da metade do material das fezes seja composto por células microbianas.
Essa associação começa cedo. No instante em que nasce, por parto normal, o bebê é colonizado por bactérias do canal vaginal da mãe. Já bebês que nascem por cesariana têm uma microbiota diferente, composta principalmente por micróbios da pele da mãe e dos profissionais de saúde envolvidos no parto. Após a colonização inicial, a comunidade microbiana do bebê é simples e instável. Entretanto, após o primeiro ano de vida, a composição desta se estabiliza e se torna semelhante à de um adulto. A partir daí a microbiota continua evoluindo, mas de forma mais estável. (Luis Caetano Martha Antunes, Revista Ciência Hoje, nº 36).
Ao nascer o ser humano recebe as primeiras bactérias que farão parte de sua biota normal e que estão distribuídas nas partes do corpo que estão em contato com o meio externo.
Com relação à microbiota humana, assinale a alternativa correta.
00001117466127sp:
vc tem o currículo em ação 8° ano vol. 1 ? se vc tem ele pfvr vai na minha ultima pergunta.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
pontospontospontos
pontospontospontos
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás