A síndrome da imunodeficiência adquirida (aids) é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O HIV ataca células do sistema imune (que são responsáveis por defender o organismo). Embora os esforços sejam numerosos, a cura para a doença ainda não existe e o tratamento é baseado na terapia com antirretrovirais. Esses medicamentos prolongam a vida dos portadores do HIV, pois não permitem a multiplicação do vírus nas células do sistema imune.
Com base nas informações acima, elabore um texto explicativo contendo as informações solicitadas abaixo:
1)Quais são as células do sistema imune que o HIV invade? (Indique a molécula proteica [receptor] que serve como identificador do tipo celular em questão, ou seja, o CD [do inglês, cluster of differentiation].)
2) Descreva qual técnica poderia ser utilizada para realizar a contagem das células em questão para realizar a monitoração laboratorial da infecção por HIV.
3) Descreva o que você espera de um paciente que esteja em tratamento com antirretroviral, o qual esteja apresentando boa resposta ao tratamento. Justifique a sua resposta.
Respostas
Resposta:
1) As células do sistema imune que o HIV infecta são, principalmente, os linfócitos T auxiliares, que podem ser identificados pela presença do receptor CD4 em sua membrana plasmática,, ou seja, são células CD4.
2)A melhor técnica para analisara quantidade de células CD4 dos pacientes é a citometria de fluxo.
3) Um paciente que esteja respondendo bem ao tratamento com antirretroviral deverá ter a contagem de células CD4 aumentada, pois, com o uso dos antirretrovirais, o vírus não consegue penetrar nas células. Por não conseguir penetrar nas células-alvo, o vírus não consegue destruir as células CD4. Caso o paciente não esteja sendo tratado de forma adequada, ou não esteja fazendo o tratamento, o número de células CD4 circulantes tende a diminuir com o aumento da infecção, pois o vírus destrói as células e a consequência disso é a diminuição das células CD4.
Explicação: