Respostas
Resposta:
Geralmente é prejuizo para quem foi colonizado, e progresso para quem coloniza.
Geralmente a colonia além de perder suas riquezas, fica marginalizada, sem direitos politicos e ideologicos. Fica marginalizada quando ao desenvolvimento capital e evolução do Estado. Esses problemas, chegam a durar muitos anos para ser reparados. E muitos desses problemas, podem nunca chegar a um final feliz, como ocorre hoje na Africa, explorada por mais de um século.
Apesar das nações africanas terem se tornado independentes, são inúmeras as marcas da dominação colonial européia que permanecem até hoje nesse continente.
Os colonizadores impuseram aos africanos um modelo de economia e de sociedade típico dos povos europeus. Com isso, eles destruíram a organização social original desses povos.
Uma das conseqüências da dominação colonial é a economia defendente, subordinada ao mercado internacional capitalista. Antes da colonização, a economia desses povos era auto-suficiente, ou seja, eles produziam praticamente tudo aquilo do que necessitavam e quase não recorriam a trocas comerciais. Eram basicamente economias agrícolas e de subsistência. Os colonizadores destruíram essas economias e no seu lugar implantaram uma economia comercial, seja agrícola ou mineral, voltada para o mercado externo, isto é, para atender às necessidades dos países desenvolvidos.
Explicação: