Na tabela abaixo, estão descritas as características e vantagens do uso de alguns tipos de fertilizantes convencionais. Elabore um breve texto, trazendo as informações da tabela e acrescentan- do os impactos negativos do uso dos fertilizantes orgânicos e inorgânicos no solo.
Respostas
Os fertilizantes convencionais encontram-se divididos em dois grupos: orgânicos e inorgânicos, que podem ser sintéticos ou naturais.
Os inorgânicos mais utilizados possuem em sua composição potássio, fosfatos, nitrogênio, enxofre ou magnésio. Eles tem como vantagem o fato de possuírem concentrações consideráveis de nutrientes que as plantas conseguem absorver praticamente instantaneamente.
Como desvantagem, os fertilizantes inorgânicos têm o fato provocarem problemas ambientais, como por exemplo a contaminação de lagos, rios e lençóis freáticos.
Os fertilizantes orgânicos tem como base de sua composição produtos naturais: farinha de osso, húmus, torta de mamon@, esterco e algas.
Uma vantagem desses fertilizantes é o fato de aumentarem a biodiversidade do solo por meio do aparecimento de microrganismos e fungos que favorecem o crescimento das plantas.
A longo prazo eles também aumentam a produtividade do solo. O ponto negativo dos fertilizantes orgânicos é a sua composição, porque se não forem produzidos corretamente eles podem conter agentes patogênicos.
Bons estudos!