• Matéria: História
  • Autor: pauloalazzarin
  • Perguntado 3 anos atrás

apos a extinção do diretorio, foi instituído por Napoleão Bonaparte o Consulado. esse novo órgão executivo era formado por três cônsules, sendo o primeiro deles o próprio Napoleão Bonaparte. podemos afirmar que o Consulado estava de acordo com os preceitos iluministas ? justifique sua resposta​

Respostas

respondido por: RamboToxic
0

Diretório, criado em 1795, marcou a retomada de poder dos girondinos na condução do processo revolucionário francês. Aproveitando toda a instabilidade política deixada pelos radicais que capitanearam a Convenção Nacional, a alta burguesia conseguiu reassumir o país promovendo reformas que deram fim às medidas populares criadas anteriormente. Daí em diante, a consolidação de qualquer mudança mais profunda seria controlada por instrumentos de visível exclusão política.

Entre as primeiras medidas tomadas, o novo governo criou uma nova constituição que colocava cinco integrantes à frente do Poder Executivo. Estes membros do chamado Diretório seriam escolhidos por meio da votação do Poder Legislativo que, por sua vez, voltariam a ser escolhidos pelo sistema de censitário. Por meio dessas medidas, buscava-se evitar outra possível radicalização política e, ao mesmo tempo, estabilidade necessária para se lutar contra os problemas internos e as tropas inimigas.

A composição do cenário político ganhou uma nova configuração, onde os girondinos ocupavam a parte central da assembléia legislativa, os realistas ficavam à direita e os poucos jacobinos que restavam situados à esquerda. Nessa transição houve uma tentativa de restauração da monarquia através de um golpe. Contudo, um jovem militar chamado Napoleão Bonaparte foi responsável por conter a trama que colocou a revolução sob ameaça.

Perguntas similares