O auditor deve modificar sua opinião se concluir que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto apresentam distorções significativas ou não conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir que as demonstrações contábeis analisadas em conjunto não apresentam distorções significativas. Há três tipos de opiniões com modificação: opinião com ressalva, opinião adversa e abstenção de opinião.
A respeito da opinião adversa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O auditor independente deve emitir um parecer adverso ao constatar a existência de erros expressivos que afetam, de forma significativa, o conjunto das Demonstrações Contábeis.
Porque
II. O parecer adverso é emitido quando o auditor não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião.
A respeito dessas asserções, assina a opção correta.
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
8
A alternativa correta é: C ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, o auditor independente deverá emitir um parecer adverso, ou seja, uma opinião contrária, quando, ele tiver obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente e assim, perceber que as distorções, individualmente ou em forma coletiva, são relevantes e generalizadas para as Demonstrações Contábeis.
Nesse caso, o auditor percebe que, na sua análise existem diversos erros e inconstâncias, atrapalhando assim, o andamento do trabalho e comprometendo as Demonstrações Contábeis.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás