• Matéria: Português
  • Autor: sisifoaluno
  • Perguntado 3 anos atrás

Aluísio Azevedo foi um prosador que, alternando suas obras entre o Romantismo e o Naturalismo, produziu, nessa última escola literária, o romance "O cortiço", do qual foi extraído o fragmento.


Essa obra se dispôs a analisar os costumes e vícios sociais, tendo como personagens protagonistas o português João Romão e a escrava negra Bertoleza. Na capa do livro adaptado pelo escritor Ivan Jaf, a ilustração de Rodrigo Rosa traz João Romão de olhos esbugalhados a contar dinheiro, porque

----------------
TEXTO I - (imagem anexada)


TEXTO II -

"À noite e aos domingos ainda mais recrudescia o seu azedume, quando ele, recolhendo-se fatigado do serviço, deixava-se ficar estendido numa preguiçosa, junto à mesa da sala de jantar, e ouvia, a contragosto, o grosseiro rumor que vinha da estalagem numa exalação forte de animais cansados. Não podia chegar à janela sem receber no rosto aquele bafo, quente e sensual, que o embebedava com o seu fartum de bestas no coito."
----------------


a) o conseguira de maneira ilícita, matando o patrão e apoderando-se de sua fortuna.


b) se trata do dinheiro conseguido com rifas e festas, o qual seria usado para fazer benfeitorias na hospedaria que construíra.


c) o roubara da pobre escrava e comprara para si uma casa no centro da cidade, a fim de fugir do cortiço pobre e malcheiroso.


d) era interessado sobretudo nos dólares que poupava, juntando uma a uma as notas recebidas como pagamento em seu armazém.


e) era avaro, mesquinho, e o dinheiro, conseguido com a ajuda imprescindível de Bertoleza, transformou-se no centro de seu mundo, no objetivo de sua vida.

Anexos:

Respostas

respondido por: giovannaslina
1

Resposta:

E

Explicação:

Junto com uma escrava, Bertoleza, João Romão faz seu negócio: por meio de truques sujos e enganando clientes, ele consegue juntar dinheiro e comprar pequenas casas. Ele então aluga essas moradias precárias para pessoas pobres a baixo custo, formando então o cortiço.

Perguntas similares