Nesse trecho da obra O Ateneu, de Raul Pompéia, nota-se uma característica relevante de Sérgio, o narrador-protagonista, que é
"Absorvendo-me na contemplação da manhã, penetrado de ternura, inclinei a cabeça para o ombro de Ema, como um filho, entrecerrando os cílios, vendo o campo, os tetos vermelhos como coisas sonhadas em afastamento infinito, através de um tecido vibrante de luz e ouro.
Desde essa ocasião, fez-se-me desesperada necessidade a companhia da boa senhora. Não! eu não amara nunca assim a minha mãe. Ela andava agora em viagem por países remotos, como se não vivesse mais para mim. Eu não sentia a falta. Não pensava nela... Escureceu-me as recordações aquele olhar negro, belo, poderoso, como se perdem as linhas, as formas, os perfis, as tintas, de noite, no aniquilamento uniforme da sombra... Bem pouco, um resto desfeito de saudades para aquela inércia intensa, avassalando." (POMPÉIA, Raul. O Ateneu. 16. ed. São Paulo: Ática, 1996. Fragmento.)
a) o interesse pela mãe biológica no período da adolescência.
b) o sentimento de abandono em razão do falecimento
da mãe.
c) a necessidade de projeção da figura materna em outra
mulher.
d) a aversão pela mãe e por qualquer pessoa que a
representasse.
e) a satisfação de poder contar com o apoio materno durante a infância.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
alternativa (c)
Explicação:
ou seja ele necessitava da imagem da mãe vista na mulher para relatar como ele queria que ela fosse ou como ela é o papel materno tem um valor sentimental para ele !está mulher também por isso a comparação.
respondido por:
0
Resposta:
c) a necessidade de projeção da figura materna em outra
mulher.
Explicação:
Com base nos trechos "inclinei a cabeça para o ombro de Ema, como um filho" e "Desde essa ocasião, fez-se-me desesperada necessidade a companhia da boa senhora" é possível notar que o personagem necessita de uma figura materna em sua vida e a encontrou na mulher.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás