• Matéria: Física
  • Autor: RomarioPinto
  • Perguntado 3 anos atrás

João estava brincando com uma peteca e lança-a verticalmente para cima com velocidade de 25 m/s. Considerando o movimento como um lançamento vertical e desprezando a resistência do ar, podemos afirmar que, após 2 segundos de movimento, a peteca apresenta uma velocidade em módulo e em m/s de: Dado: Considere g = 10m/s²
a)15.
b)35.
c)20.
d)5.
e)10.​

Respostas

respondido por: GeBEfte
21

Quando a peteca é atirada pra cima, observamos sua velocidade ser uniformemente desacelerada por ação da gravidade até chegar na sua altura máxima quando inicia, então, sua descida agora acelerando uniformemente por ação da gravidade.

Com isso, podemos afirmar que a peteca descreve um movimento uniformemente acelerado (MUV), retardado na subida e acelerado na descida.

No MUV, a função horária da velocidade nos descreve a relação entre a velocidade (v), a velocidade inicial (v₀), a aceleração (a) e o tempo (t).

\boxed{\sf v~=~v_o+a\cdot t}

Nessa função, usualmente consideramos que a velocidade inicial (v₀) se dá no instante t=0s, logo podemos tratar o tempo "t" (instante de tempo) como tempo decorrido (Δt) sem que haja problemas como é mostrado abaixo.

\sf \Delta t~=~t-t_o\\\\\Delta t~=~t-0\\\\\boxed{\sf\Delta t~=~t}

Já dissemos acima que, na subida, o movimento é retardado, ou seja, a gravidade age desacelerando a peteca, contra o movimento de subida, por isso, quando utilizarmos a aceleração da gravidade (g), precisaremos considera-la com sinal contrário ao da velocidade.

Dito isso, substituindo os dados na função, teremos:

\sf v~=~v_o~+~a\cdot t\\\\Vamos~adotar~a~velocidade~v~e~e v_o~com sinal~positivo~e,\\consequentemente,~g~ter\acute{a}~sinal~negativo\\\\v~=~v_o~+~(-g)\cdot t\\\\v~=~25~-~10\cdot 2\\\\v~=~25~-~20\\\\\boxed{\sf v~=~5~m/s}~~ \rightarrow~Letra~D

\Huge{\begin{array}{c}\Delta \tt{\!\!\!\!\!\!\,\,o}\!\!\!\!\!\!\!\!\:\,\perp\end{array}}Qualquer~d\acute{u}vida,~deixe~ um~coment\acute{a}rio

Anexos:
Perguntas similares