A busca por unidade curricular a nível nacional não é algo novo nas políticas curriculares da educação brasileira. A primeira Lei de Diretrizes e Bases – LDB 4024/1961, aprovada no governo de João Gourlart, fixou as diretrizes e bases da educação nacional. Foram consolidadas as etapas (ensino primário, médio e superior), e criado o Conselho Federal de Educação que, por lei, tinha a incumbência de definir as disciplinas obrigatórias e os Conselhos Estaduais de Educação (CENTENARO, 2019). Disserte sobre as competências gerais consideradas básicas ao tratamento didático, proposto para a educação infantil e fundamental pela BNCC.
Respostas
Resposta:
A BNCC propõe 10 competências básicas :
1. Valorização do conhecimento no desenvolvimento da sociedade
2. Exercício da curiosidade e do pensamento científico
3. Amadurecimento do senso estético
4. Uso da linguagem na comunicação
5. Uso dos recursos digitais de forma crítica
6. Celebrar a diversidade
7. Usar fatos e dados para defender ideias e pontos de vista
8. Cuidado com a própria saúde física, mental e emocional
9. Desenvolvimento da empatia.
10. Desenvolvimento de autonomia e responsabilidade
Explicação: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico cultural.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários
As competências básicas da Base Nacional Curricular Comum para a educação podem ser definidas como uma mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para que sejam resolvidas questões pertencentes ao dia a dia. Ou seja, é o que possibilita ao estudante que este desenvolva suas habilidades e aprendizagens.
10 Competências Gerais da BNCC
A Base Nacional Curricular Comum define dez competências como básicas para que os objetivos sejam atingidos pelos alunos, e elas são as seguintes:
- O conhecimento;
- O Pensamento científico, crítico e criativo;
- O repertório cultural;
- A comunicação;
- A cultura digital;
- O Trabalho e Projeto de Vida;
- A argumentação;
- A Autoconhecimento e auto cuidado;
- A empatia e a cooperação;
- A Responsabilidade e cidadania.
Veja mais sobre competências da BNCC:
https://brainly.com.br/tarefa/21432535