Leia o texto a seguir:
Os processos educativos se desenvolvem a partir de diferentes configurações. A pluralidade de espaços, tempos e linguagens deve ser não somente reconhecida, como promovida. A educação não pode ser enquadrada numa lógica unidimensional, aprisionada numa institucionalização específica. É energia de vida, de crescimento humano e de construção social. O importante é seu horizonte de sentido: formar pessoas capazes de ser sujeitos de suas vidas, conscientes de suas opções, valores e projetos de referência e atores sociais comprometidos com um projeto de sociedade e humanidade. Não podemos inibir o horizonte utópico da educação para colocá-la numa lógica funcional ao mercado e puramente instrumental. Sem horizonte utópico, indignação, admiração e o sonho de uma sociedade justa e solidária, inclusiva, onde se articulem políticas de igualdade e de identidade, para nós não existe educação. Pode haver instrução, treinamento, por mais sofisticados que sejam, mas o dinamismo da educação é cerceado. Nesta perspectiva, o desafio está em liberar o potencial transformador das práticas educativas, ampliando sua concepção e multiplicando os locus de promoção, afirmando diferentes ecossistemas educativos.
FONTE: CANDAU, V. M. Construir ecossistemas educativos: reinventar a escola. In: CANDAU, V. M. (Org.). Reinventar a escola. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 13.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Em relação aos processos educativos desenvolvidos na educação não formal, o grande destaque para essa modalidade educativa passou a ser dado a partir dos anos 1990, decorrente das determinações legais da Constituição de 1988.
II. A educação não formal não se coloca como opositora ou inimiga da educação formal, mas sim como uma nova modalidade educativa que vem para somar e, muitas vezes complementar o que falta aos conteúdos do currículo formal, colocados pelo sistema escolar.
III. No campo da educação, o que difere a educação formal da educação não formal não é sua intencionalidade, pois ambas possuem objetivos e intenções que lhes são peculiares, são as práticas e as metodologias utilizadas para as finalidades pedagógicas a que se propõem.
IV. As políticas públicas de educação no Brasil têm cumprido seu papel quanto aos processos de educação não escolar; a carência, no entanto, fica evidente quanto a formação e a função que deve ser desempenhada pelo educador na modalidade não formal.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Grupo de escolhas da pergunta
I e II.
I, II e III.
II e III.
I e IV.
III e IV.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
i, ii e iii
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás