TRABALHO DE REDAÇÃO!!!! SUPER IMPORTANTE!!!!!!!
Ainda contemplando o aspecto saúde com qual o contexto se relaciona, e com base na leitura dos seguintes textos motivadores e com o conhecimento construído ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma culta escrita da língua portuguesa, sobre o tema O Padrão corporal na sociedade do consumo, apresentando experiência ou proposta de ação social que respeite a diversidade corporal e étnica. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES:
O texto precisa ser escrito em prosa: não redija narração, nem poema.
O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.
Respostas
Resposta:
A internet foi arquitetada durante a Guerra Fria, nos anos 60, pois foi necessário a criação de um sistema, que tinha função de descentralizar as informações estratégica e posteriormente passou a interligar a humanidade. Na atualidade, com a evolução dessa tecnologia, tornou-se possível trabalhar com a internet e ganhar dinheiro, surgindo a profissão de digital influencer ou blogueira. Contudo, o alcance dos influenciadores digitais trazem alguns problemas e impactos sobre o comportamento social brasileiro como o consumismo perigoso e a reafirmação de padrões de beleza tóxicos.
Primeiramente o impacto que os influencers tem sobre seu público pode levar a um consumo perigoso e desnecessário. Sendo assim, não é raro de se ver criadores de conteúdo comercializando linhas de cosméticos e dietas, vendendo a felicidade e uma vida perfeita. Entretanto, existem milhares de pessoas com metabolismos e organismos diferentes, tendo acesso àquelas informações o que faz bem para uma pessoa, pode não fazer para outra. Porém, só é levado em consideração o desejo de seguir os passos de quem se admira, o que pode causar consequências graves à saúde ao ingerir e aplicar substâncias sem acompanhamento de um nutricionista e/ou dermatologista.
Outrossim, padrões de beleza tóxicos infelizmente sempre estiveram presentes na sociedade, porém pareceram se agravar com as blogueiras. Corpos perfeitos, magros, brancos, cabelos loiros e lisos parece ser a definição de beleza. Qualquer pessoa que esteja fora dessa bolha, acaba não sendo aceita. No passado, Frida Kahlo foi uma pintora mexicana reconhecida por não seguir o padrão estético e ter suas famosas monocelhas sendo muito crítica até hoje, reforçando a persistência do protótipo ideal. Dessa forma, inúmeras meninas acabam por desenvolver um sentimento de ódio pelo seu corpo, acarretando muitas vezes em problemas emocionais como a depressão e a bulimia, por muitas vezes não conseguirem se igualar ás influencers que acompanha.
Em vista dos fatos mencionados se faz necessário que o consumismo seja consciente e os padrões de beleza modificados. Portanto, o Ministério da Educação deve disponibilizar por meio palestras e cartilhas, debates com psicólogos e nutricionistas com pautas como por exemplo a diferença entre magreza e ser saudável. Para que assim, os tóxicos protótipos possam ser substituídos por pessoas reais, que com certeza não têm a vida e muito menos o corpo perfeito que aparentam.