Seria possível contribuir de algum modo para diminuir a incidência das radiações UV e IV e, consequentemente, minimizar os impactos negativos dessas radiações na vida marinha?
Me ajude por favor
Respostas
A existência da camada de ozônio auxilia na manutenção da vida em nosso planeta, já que ela consegue filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta (UV) oriundos do Sol, impedindo que a maior parte desses raios atinja a superfície terrestre.
A seguir, as substâncias que destruem a camada de ozônio:
Óxido nítrico (NO): substância produzida a partir da queima de combustíveis fósseis;
Óxido nitroso (N2O): substância eliminada por veículos e indústrias químicas;
Dióxido de carbono (CO2): substância geralmente produzida em reações químicas de combustão completa;
Clorofluorcarbonos (CFCs): substâncias muito utilizadas como propelentes em produtos aerossóis
Para diminuir a incidência de raios ultravioleta e raios infravermelho e ajudar na vida marinha recomenda-se diminuir a liberação de gases como o dióxido de carbono que destroem a camada de ozônio.
O que é o espectro eletromagnético?
O espectro eletromagnético é a classificação das ondas eletromagnéticas de acordo com a sua frequência e comprimento de onda. Os raios ultravioleta (UV) possuem comprimento de luz menor que a luz violeta e são os raios mais energéticos da luz solar. Os raios infravermelho (IV) possuem comprimento de luz entre os raios micro-ondas e a luz visível.
O que é a camada de ozônio?
A camada de ozônio é uma camada composta pelo gás ozônio localizada na estratosfera e é ela a responsável por filtrar os raios ultravioleta e evitar que eles cheguem na superfície terrestre.
Isso quer dizer que para minimizar os impactos negativos dos raios ultravioleta e raios infravermelho na vida marinha e na vida na superfície terrestre é necessário diminuir a liberação de gases que a destroem, como o dióxido de carbono.
Saiba mais sobre radiações eletromagnéticas em:
https://brainly.com.br/tarefa/34261338
#SPJ2