O objetivo da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS) é orientar as ações de governo na promoção, na qualificação e no aperfeiçoamento da gestão estratégica e democrática das políticas públicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca dessa política, assinale a alternativa correta.
(Ref.: 202107165375)
A gestão participativa é uma estratégia transversal, presente nos processos cotidianos da gestão do SUS, que possibilita a formulação e a deliberação pelo conjunto de atores no processo de controle social.
A respectiva proposta consiste na fragilização da mobilização e do controle social mediante a criação de canais de comunicação entre o cidadão e o governo.
As ouvidorias são canais democráticos de comunicação, destinados a receber simplesmente reclamações dos cidadãos, com o objetivo de fortalecer o SUS.
O componente "gestão participativa" é um processo sistemático e contínuo de acompanhamento dos indicadores de saúde e de execução das políticas de saúde.
A auditoria é o conjunto de técnicas que visa fiscalizar a participação do cidadão por meio da criação de espaços de investigação.
Respostas
Resposta:
As ouvidorias são canais democráticos de comunicação, destinados a receber simplesmente reclamações dos cidadãos, com o objetivo de fortalecer o SUS.
Explicação:
Não tenho certeza, mas é a única que faz mais sentido
A gestão participativa é uma estratégia transversal por nivelar as pessoas da sociedade, trabalhadores da saúde e gestores públicos da saúde, como prefeitos, secretários, ministros, entre outros (alternativa A).
Os conselhos de saúde estão em todas as esferas do governo e é uma forma de representação das pessoas e profissionais da saúde no SUS e em todas as discussões sobre saúde no país.
O SUS trabalha com base em diversos princípios, um deles é a participação popular sobre o controle do SUS, a alocação de recursos, maneira de se trabalhar e atender a população.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/41525588