O regime político conhecido como estado novo implantado por golpe do próprio presidente getúlio.
Respostas
Resposta:
Dado como um governo estabelecido por vias golpistas, o Estado Novo foi implantado por Getúlio Vargas sob a justificativa de conter uma nova ameaça de golpe comunista no Brasil.
Explicação:
Para dar ao novo regime uma aparência legal, Francisco Campos, aliado político de Getúlio, redigiu uma nova constituição inspirada por itens das constituições fascistas italiana e polonesa.
Conhecida como Constituição Polaca, a nova constituição ampliou os poderes presidenciais, dando a Getúlio Vargas o direito de intervir nos poderes Legislativo e Judiciário. Além disso, os governadores estaduais passaram a ser indicados pelo presidente. Mesmo tendo algumas diretrizes políticas semelhantes aos governos fascista e nazista, não é possível entender o Estado Novo como uma mera imitação dos mesmos.
Explicação:
Enquanto ao longo da década de 1930 o nazi-fascismo avançava na Europa, o Brasil também passava por mudanças politicas. O poder, que até então estava nas mãos dos grandes agricultores de São Paulo e Minas Gerais, transferiu-se, por meio de um golpe militar, para Getulio Vargas, representante das classes urbanas.
A população esperava que o novo presidente trouxesse também mudanças sociais.
Na prática , no entanto, seu governo caracterizou-se por diminuir as liberdades coletivas e individuais com a implantação de um governo ditatorial em 1937, chamado de Estado Novo.