Por vezes se tem a impressão de que a sociedade não despertou para a diferença entre salário e remuneração. Até mesmo manuais trabalhistas costumam baralhar os conceitos, quando não desdenham a matéria. Muitos dicionários equiparam as expressões como sendo qualquer pagamento feito ao empregado (SILVA, 2015 p. 19). Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. O salário consiste no somatório da contraprestação paga diretamente pelo empregador, seja em pecúnia (dinheiro), seja em utilidades (objetos e benefícios), com a quantia recebida de terceiros, a título de gorjeta. PORQUE II. A teoria do Direito do Trabalho emprega a palavra salário ora como gênero, compreendendo a remuneração (pagamento fixo) e outras figuras de natureza salarial (gratificações, adicionais, etc). A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. B. As asserções I e II são proposições falsas. C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. D. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. E. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
E
Explicação:
1 - ERRADA - salário é a contraprestação básica paga ao empregador ao empregado e, diferente da remuneração, nele não estão inclusas verbas pagas por terceiros.
2 - CORRETA - A teoria laboral (inclusive a própria legislação) muitas vezes confunde a definição de salário e remuneração.
natalyfbrito:
As asserções I e II são proposições falsas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás