Respostas
caso essa resposta tenha o ajudado, favor marcar como melhor resposta.
História: O Rio de Janeiro foi o palco de muitos eventos que marcaram a História do Brasil. Aqui fundou-se a segunda cidade da América Lusitana, que se tornou a segunda capital, depois de Salvador.
Após a chegada da Família Real, em 1808, o Rio de Janeiro ultrapassou Salvador como a maior cidade do Brasil. Então, por alguns anos, tornou-se uma das mais importantes e prósperas cidades do mundo, como sede do Império Lusitano. Na História do Brasil, o século 19 foi carioca. Terminou com a República, que pôs fim à era romântica do Império.
O século 20, o Rio de Janeiro destacou-se pelo seu charme tropical. Em 1960, a Capital do Brasil foi transferida para Brasília e, nos anos seguintes, São Paulo tomou o lugar do Rio de Janeiro, como a maior cidade do País.
Curiosidades: Em janeiro de 1502, o navegador português Gaspar de Lemos chegou à Baía de Guanabara, às margens da qual a cidade seria oficialmente fundada anos mais tarde, em 1565. Na ocasião, confundindo a baía com a foz de um rio, os exploradores deram ao local o nome de Rio de Janeiro, por ter sido descoberto no primeiro mês do ano.
Embora essa etimologia seja bastante aceita, alguns historiadores apontam que, para os portugueses do século 16, “rio” poderia ser um termo de maior abrangência, usado para designar diferentes corpos d’água; afinal, como navegadores experientes cometeriam um erro tão banal? Seja como for, o nome pegou – e como!