Segundo Durkheim à sociologia caberia estudar exclusivamente os ¿fatos sociais¿, e estes versariam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo. Assim, estamos diante das três características do fato social que são:
A) Exterioridade, coesão e integralidade;
B) Exterioridade, coesão e sociabilidade;
C) Generalidade, exterioridade e conectividade;
D) Generalidade, exterioridade e coercitividade;
E) Generalidade, coesão e integralidade;
Respostas
respondido por:
0
Segundo Durkheim o Fato Social tem como característica básica três elementos, sendo eles: a generalidade, a exterioridade, e, a coercitividade. A alternativa C se apresenta como correta.
Para explicar o fato social, Durkheim partiu do pressuposto básico que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado, onde todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
Segundo Durkheim a coercitividade tende a coagir o indivíduo de forma direta, enquanto a exterioridade, utiliza de padrões culturais para coagir a mente do mesmo, e por fim, a generalidade do ato de coletividade, ou seja, os fatos sociais pertencem a todos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás