O contexto de uma cadeia de suprimentos integrada é a colaboração entre empresas dentro de uma estrutura de fluxos e de restrições de recursos essenciais. Annea estrategia de cadeia de suprimentos remande etens pengar per comente uma empresa com os dies, bem como ades de apene de distribuidores de forcedes, at de bewonagem competitie As operações são, portanto, integradas desde a compra inicial de material até a entrega de bens e serviços aos clientes Com isso em mente, exemplifique e estruture uma cadeia de suprimentos pesquisando e escolhendo um exemplo real em que ocorre essa prática com sucesso, para, desta forma, identificar como a logistica integrada gera valor. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:
Um ótimo exemplo de logística integrada é o utilizado pelo Walmart, em que há apoio a todas as ações com o propósito de fortalecer a parceria dos participantes e desenvolver uma cadeia de suprimentos altamente eficiente.
Isso significa que a empresa procura cuidar da movimentação de materiais em toda a cadeia produtiva, tornando-a mais eficiente e mais sincronizada com o mercado, gerando menores custos e tornando-a mais preparada para competir em todas as frentes.
Um dos maiores desafios gerenciais é a montagem de equipes para gerenciamento de processos na cadeia de suprimentos. As equipes servem para quebrar as barreiras organizacionais e devem envolver todos aqueles que participam das atividades relacionadas com a colocação e a distribuição dos produtos no mercado.
O sucesso do Walmart deve-se ao entendimento de que é necessário estender sua atuação para além das fronteiras organizacionais, envolvendo participantes externos que são parceiros na cadeia de suprimentos, ou seja, os membros das equipes avançadas coordenam, comunicam e cooperam de forma intensiva.
Com a logística, a empresa Walmart passa a contar com uma ferramenta precisa para medir os reflexos de um bom planejamento na distribuição de suas mercadorias, tanto no que se refere aos aspectos externos, consumidores e fornecedores, quanto ao seu aspecto interno, como fluxo de materiais e armazenamento físico de matéria-prima e produtos acabados. Isso permite que a empresa tenha a possibilidade de reduzir custos e aumentar sua competividade diante dos concorrentes nesta nova realidade de mercado globalizado, em que fatores com redução de custos são primordiais para a continuidade das empresas.
Explicação: