O que na verdade, pode provocar ilusão de movimento contínuo no
processo de criação do desenho animado ?
Respostas
Resposta:
Animação de recorte
É uma técnica que utiliza personagens, objetos e cenários recortados; podendo ser de diversos materiais como o papel, a cartolina, o papelão, tecidos, fotografias…ou seja, o que a sua criatividade permitir.
Hoje, na era do digital, podemos encontrar animações de recortes que são simuladas digitalmente. Bom exemplo disto, é a animação South Park, que em seus primeiros anos, tinha toda sua animação feita à mão e hoje, é feita digitalmente simulando o recorte.
Flip Book
Popular no final do século XIX e início de XX, o flip book nada mais é que um conjunto de imagens organizadas sequencialmente; que ao serem folheadas de maneira rápida, causam a impressão de movimento. O flip book ainda é construído nos dias de hoje.
Stop Motion
É uma das mais antigas técnicas, tanto quanto a tradicional. Stop motion, é o efeito obtido a partir da fotografia de frames individuais, ao invés da gravação em sequência. A animação é obtida quando os objetos são fotografados quadro-a-quadro, e quando exibida na projeção em velocidade normal, dá-se a ilusão de movimento.
Assim como a animação de recorte, o stop motion pode ser feito de diversos materiais, vai depender do que você quiser: barbantes, areia, comidas, bonecos, folhas…qualquer objeto, inclusive pessoas! Costumo dizer que o stop motion possui várias subcategorias, onde muitas técnicas se utilizam de seu princípio; porém com suas especificidades. Mas isso é assunto para um próximo post. Aguardem!
Animação Tradicional
A animação tradicional é feita em desenhos sequenciais de 24 quadros por segundo. Utiliza-se uma mesa de luz com pinos e folhas translúcidas ou acetatos, onde o animador poderá criar os desenhos com as poses principais, executando posteriormente os desenhos de intervalo que irão compor a ação.
A animação tradicional teve sua consagração através da maioria dos desenhos da década de 20 e dos estúdios Walt Disney; até a década de 90 com Looney Tunes, Pica-Pau e milhões de outros que conhecemos. Atualmente, os desenhos são feitos à mão, mas pintados e animados em computador.
A animação 2D tem como característica o uso de traços vetoriais, cores chapadas e economia de desenhos através da repetição de gráficos. Já a 3D, é feita inteiramente no computador em softwares de modelagem de animação tridimensional.
Aqui, o animador não desenha nada manualmente. Ele modela todos os objetos, formas, personagens e cenários; através de ferramentas em um ambiente virtual 3D. Quanto à questão do movimento, os personagens ganham “vida” automaticamente, por meio de programação já feita.
Mocap (Captura de movimento)
Consiste em gravar as ações de atores humanos e usar as informações coletadas para animar modelos de personagens virtuais em animação 3D. A técnica, que foi criada na Escócia, é utilizada em projetos que demandam de uma grande e complexa animação 3D, em tempo mais ágil.
Quando se inclui somente a face do ator, dedos, ou expressões sutis, a técnica pode ser chamada também, de captura de performance. (Vontade de jogar Just Dance!!!)
Fantoche
Modalidade de boneco, o fantoche pode ser articulado ou não.