• Matéria: História
  • Autor: rafaellaalvesbotelho
  • Perguntado 3 anos atrás

ME AJUDEM

[...] o mercantilismo criou as condições necessárias para ascensão da burguesia como classe dominante e o surgimento de uma sociedade econômica fundado em bases mais sólidas, o que permitiu a expansão e consolidação do capitalismo. […]

É oportuno assinalar que, embora o mercantilismo tenha insistido na comercialização como base de toda sua política, acabou, na prática, atuando exatamente ao contrário, pela forte intervenção da Coroa nos negócios.

Daí que, em contrapartida, podemos definir mercantilismo com a intervenção do governo nos negócios para garantir a riqueza e o poder da Coroa.


Considerando o texto que você acabou de ler e seus conhecimentos sobre o tema:

a) Explique a vinculação entre o mercantilismo e expansão do capitalismo.

b) Por que a burguesia passou, entre os séculos XV – XVIII, de aliada à oposição aos monarcas e Estados Absolutistas.

c) Você considera que a organização política implementada na Inglaterra, a partir da Revolução Gloriosa (1688), poderia representar um modelo de Estado atrativo à burguesia de outras Nações europeias?

Respostas

respondido por: potyepedro
18

Resposta:

a) As práticas mercantilistas contribuíram para abandonar as referências de uma economia baseada no feudalismo, onde havia a preponderância de uma agricultura de subsistência, circulação restrita e falta de um sistema unificado de medidas, moedas, tributos... Por sua vez, o mercantilismo está associado a expansão marítima, que ampliou as fronteiras comerciais, possibilitou a expansão dos reinos europeus com estabelecimentos de colônias e a ampliação das reservas de metais preciosos e uma oferta maior de matérias-primas e mercados consumidos.

A prevalência da atividade comercial, possibilitou o acúmulo de capital que foi revertido, em alguns Estados, como na Inglaterra, em estímulos à produção de mercadorias. Assim, ao mesmo tempo em ocorria o desenvolvimento do comércio em larga escala, ocorria o desenvolvimento de manufaturas, transformações na estrutura agrária, alteração nos sistemas e tecnologias e produção e estabelecimento de uma mão de obra assalariada. Temos assim, com o mercantilismo, algumas das bases do desenvolvimento do capitalismo industrial.

b) Já na Baixa Idade Média, o processo de fortalecimento do poder real e a formação dos Estados nacionais possibilitou o estabelecimento de um sistema político que se contrapunha à fragmentação feudal, contribuindo para o desenvolvimento econômico da burguesia. Favorecida, a burguesia contribuiu para o fortalecimento do poder, culminando na formação de monarquias absolutas. No entanto, com o passar do tempo, mesmo enriquecida e sendo responsável tributariamente pela manutenção do Estado, a burguesia não alcançou o poder de decisão política, sendo o governo controlado por monarcas de forma absolutistas. À medida que as decisões dos reis passaram a causar prejuízos para o Estado e a interferir negativamente nos interesses da burguesia, a aliança entre eles é abalada. A burguesia passou então a se colocar contraria ao poder absoluto do rei, buscando, acima de tudo, implementar um governo menos intervencionista e que lhe garantisse liberdade econômica.

c) A Revolução Gloriosa estabeleceu uma organização política em que o rei estava submetido ao Bill of Rights (1689) e deveria respeitar as decisões do Parlamento. Como a burguesia compunha o Parlamento inglês ela poderia interferir nos rumos políticos e econômicos na Inglaterra, ponde assim assegurar que seus interesses fossem atendidos. É possível pressupor então que, entre os burgueses descontentes com o governo de monarcas absolutistas, o modelo inglês que garantiria a participação política da burguesia fosse bem atrativo.

Explicação:

gabarito mas use isso com sabedoria e o mais importante estudem pessoal bom estudo :)


pedroaugustopaulista: Obrigado cara
rafaellaalvesbotelho: OBRIGADA!
sushisalasfff: aaaaaaaa
respondido por: WiallaFarias
3

a) O mercantilismo incentivou a expansão comercial, fortalecendo o capitalismo nascente.

b) Quando as decisões dos reis passaram a causar prejuízos para o Estado e a interferir negativamente nos interesses da burguesia, esta classe passou a opor-se aos monarcas e Estados Absolutistas.

c) É possível considerar que, entre os burgueses descontentes com o governo de monarcas absolutistas, considerariam o modelo inglês com Parlamento, implementado após a Revolução Gloriosa, uma garantia de participação política.

A Revolução Gloriosa

Esta revolução pôs fim da monarquia absolutista na Inglaterra e deu  predomínio ao Parlamento, assim, diversos países da Europa observaram a formação de uma monarquia constitucional, o que atraiu a burguesia europeia.

Confira mais informações sobre mercantilismo aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/46633

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares