assista ao documentário "Chico Mendes(documentário) TV Câmara
por favor ajuda
é Estudos Amazônicos
Respostas
Explicação:
O documentário "Chico Mendes, Cartas da Floresta", da TV Câmara, foi premiado como melhor média-metragem no 4º Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (RJ), em 12 de dezembro de 2010. O filme já havia recebido, em 2009, a Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos 2009, um dos mais importantes do setor jornalístico.
Documentário da TV Câmara sobre Chico Mendes é duplamente premiado
Dirigido pela jornalista Dulce Queiroz, o documentário concorreu com trabalhos do mundo todo e recebeu o Troféu Alcantarea Imperialis, que leva o nome científico de uma espécie de bromélia de grande importância para a biodiversidade da Mata Atlântica. O objetivo do Festival de Friburgo é premiar filmes e vídeos que abordem problemas sociais e ambientais com profundidade de conteúdo e originalidade formal.Dulce Queiroz
Dulce Queiroz já havia produzido várias reportagens abordando temas ligados ao meio ambiente e, depois de “Cartas da Floresta”, dirigiu um segundo documentário - “Geração de Energia” - sobre a produção de energia a partir de fontes limpas e sustentáveis, como o biodiesel, a energia eólica e a solar.
A diretora conta que a idéia era produzir um documentário que mostrasse não apenas a história de Chico Mendes, já bem conhecida, mas também o resultado de toda a sua luta contra o desmatamento da região: “Queríamos saber, vinte anos depois, até que ponto as reservas extrativistas - idealizadas por Chico - tinham se desenvolvido e de que forma o assassinato dele havia produzido efeitos na vida dos seringueiros da Amazônia”.