“Falar em grupos, pensar em grupo. Dizendo assim, podemos ler de duas maneiras: falar e pensar nos grupos como algo de que não fazemos parte, e, se o fazemos, é como coordenadores, ou falar e pensar em grupo, como que pertencendo a ele, construindo seus conceitos e movimentos. A primeira ideia nos tira o sentido de autoria e identidade grupal, de participantes. A segunda nos coloca como agentes, falando em grupos porque vivemos neles (seja aqui de qualquer tipo, família, trabalho), e pensando em grupo porque é necessário pensar a experiência de/do ser em grupos” (Retirado de: Jorge & Muller, 2003, em: Psicologia dos grupos: movimentos de grupo para uma psicologia como ciência. Psic, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 32-35, dez. 2003. Disponível em . acesso em 06 abr. 2019).
O texto acima é uma reflexão a respeito de grupos, relacione-o com os conceitos apresentados abaixo de acordo com a psicologia social.
I) Um grupo é caracterizado por um quantitativo de pessoas envolvidas em um mesmo intuito.
II) As pessoas comportam-se diferentemente em cada grupo.
III) A família não é considerada um grupo, porque nela não há um líder.
IV) A família é o primeiro grupo social em que um indivíduo se insere.
V) Em alguns grupos é possível se observar vários perfis de componentes, sempre há um porta-voz, assim como sempre há um bode expiatório.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
stafesta2:
Resposta I, II, IV, V
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
) Um grupo é caracterizado por um quantitativo de pessoas envolvidas em um mesmo intuito.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás