• Matéria: Português
  • Autor: JeonJungAh248
  • Perguntado 3 anos atrás

(UERN)Leia este trecho de texto:

"Agora imagine que, tal como nós, outras criaturas inteligentes em algum canto da galaxia descobriram a ciência. Só que o fizeram, digamos, 1 milhão de anos antes de nós, o que em termos cosmicos não é nada Essas criaturas teriam se transformado completamente ao se hibridizar com máquinas Senam, talvez, apenas informação, existindo em campos energeticos no espaço Teriam o poder de criar vida, escolhendo suas propriedades. Poderiam, por exemplo, ter nos criado, ou a alguns de nossos antepassados, como parte de um experimento. Poderiam, por exemplo , estar nos observando, como nos observamos animais no zoologico ou no laboratorio. Essas entidades imateriais, mas existen tes, seriam nossos criadores. Seriam eles deuses, mesmo se não sobrenaturais?"

GLEISER, Marcelo Astroteologia breve introdução. São Paulo Folha de S.Paulo 25 nov 2012 Ciência Disponível em: Adaptado

A compreensão dos mecanismos gramaticais presentes em um texto é primordial para uma tem trução pertinente do sentido sugerido pelo seu autor. Dentre as categorias gramaticais que mais com buem na revelação de informação implicita estão os mecanismos de atribuição de tempo e modo verde A predominância de uso do tempo futuro do pretérito nos dois últimos parágrafos do texto es sobre o conteudo apresentado em tal trecho, o a);

a) valor atemporal do que é afirmado.

b) indicação de certeza dos fatos exibidos.

c) valor hipotetico das informações apresentadas.

d) ideia de temporalidade futura dos eventos descritos.​

Respostas

respondido por: jalves26
4

O uso do tempo futuro do pretérito demonstra:

c) valor hipotético das informações apresentadas.

Explicação:

Nesse texto, o futuro do pretérito foi usado para expressar hipótese.

O enunciador não tem certeza sobre a realização das ações indicadas.

Também revela o não comprometimento do enunciador, ou seja, o enunciador não que ser comprometer com o que está sendo dito, pois não tem certeza ou não deseja expressar sua opinião sobre o que está dizendo.

Se fosse para indicar valor atemporal, seria usado o presente do indicativo.

O futuro do pretérito não expressa certeza dos fatos exibidos.

Também não há ideia de temporalidade futura, ou seja, de que as ações descritas se realização futuramente. Nesse caso, seria usado o futuro do presente.

Perguntas similares