• Matéria: Filosofia
  • Autor: SarahMelo08
  • Perguntado 3 anos atrás

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Leia: "É evidente que, se a essência do homem é a alma, cuidar de si mesmo significa cuidar da própria alma mais do que do corpo. E ensinar os homens a cuidarem da própria alma é a tarefa suprema do educador, precisamente a tarefa que Sócrates considera ter recebido do deus (Apolo), como se lê na Apologia: "Que esta (...) é a ordem do deus; e estou persuadido de que não há para vós maior bem na cidade do que esta minha obediência a deus. Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar do corpo, nem das riquezas, nem de qualquer outra coisa antes e mais do que da alma, de modo que ela se torne ótima e virtuosíssima; e de que não é das riquezas que nasce a virtude, mas da virtude que nascem a riqueza e todas as outras coisas que são bens para os homens, tanto individualmente para os cidadãos como para o Estado." Um dos raciocínios fundamentais de Sócrates para provar essa tese é o seguinte: uma coisa é o "instrumento" que se usa e outra é o "sujeito" que usa o instrumento. Ora, o homem usa o próprio corpo como instrumento, o que significa que o sujeito, que é o homem, e o instrumento, que é o corpo, são coisas distintas. Assim, à pergunta "o que é o homem?", não se pode responder que é o seu corpo, mas sim que é "aquilo que se serve do corpo". Mas "o que se serve do corpo é a psykhē, a alma (a inteligência)", de modo que a conclusão é inevitável: "A alma nos ordena conhecer aquele que nos adverte: Conhece a ti mesmo". Podemos adequadamente dissociar este argumento da prevalência que o filósofo Sócrates deu a assuntos "humanísticos" em detrimento da Filosofia da Natureza, uma vez que o mesmo era um sujeito irreligioso e mesmo ateísta.

A) Verdadeiro
B) Falso

Respostas

respondido por: maianebispodejesus
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Resposta:

Acho que deve ser verdadeiro

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