quais são os dois principais fatores que explicam a progressiva queda nos índices de natalidade?
Respostas
Resposta:
A 3ª Fase - Desaceleração Populacional ou Demográfica e a 4ª Fase - Estabilização Populacional ou Demográfica da Transição Demográfica.
Explicação:
A Desaceleração Populacional ou Demográfica (3ª Fase da Transição Demográfica), retratada pela maior ocorrência do desenvolvimento urbano, a difusão de métodos contraceptivos, a mulher no mercado de trabalho, o custo elevado na criação de filhos, a elevação do nível de escolaridade da população e o planejamento familiar. Esses aspectos reduzem as taxas de natalidade e de fecundidade, que caem mais acentuadamente que a taxa de mortalidade, proporcionando a queda do crescimento vegetativo e determinando a saída do período da “explosão demográfica”.
A Estabilização Populacional ou Demográfica (4ª Fase da Transição Demográfica) é marcada pela população urbana elevada, ocorre um regime demográfico com baixas taxas de natalidade e de fecundidade, bem como da taxa de mortalidade, proporcionando um crescimento vegetativo baixo, próximo de zero, além do envelhecimento da população. É considerada a fase da transição demográfica concluída. Porém, a contínua queda da taxa de natalidade proporcionará um crescimento vegetativo negativo, resultando no chamado “inverno demográfico”, ou seja, redução da população absoluta em virtude de a taxa de mortalidade ficar superior à taxa de natalidade, caminho que os países europeus seguem rapidamente.