Respostas
Resposta:
Assim como todos os outros mercados, a educação também sofre algumas mudanças com o tempo. Nesse sentido, um dos conceitos mais comentados recentemente são as metodologias ativas.
Apesar de ser um método já trabalhado em muitas escolas no mundo todo, ainda existem muitas pessoas que não sabem exatamente do que se trata. Logo, se você tem interesse no assunto, não deixe de conferir todo o post para ficar por dentro!
Como o professor atua nesse processo?
O grande equívoco de muitas pessoas ao conhecerem superficialmente esse tipo de metodologia é acharem que o professor perde a sua função, que ao encorajar uma certa independência, ele pode ser substituído pela tecnologia ou perder sua razão de existir.
Ao contrário, ele continua sendo fundamental. A diferença é que muda de posição, deixando de ser o único detentor do conhecimento para se tornar um facilitador. Sua função deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
Até porque é muito claro que o professor ocupa essa posição pelo seu vasto domínio e experiência sobre o tema que leciona, e isso não inclui apenas uma grande quantidade de conteúdo, mas o jeito ou a didática necessária para transmiti-lo.
Por isso, sua figura deve continuar existindo em sala de aula apenas com algumas mudanças, pois o aprendizado não deve ficar por conta exclusivamente do aluno — o que seria um caso de autodidatismo, que é bastante diferente da proposta da educação ativa.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO