Descreva os procedimentos realizados por Mendel para que conseguisse elaborar as Leis fundamentais da genética e cite como eles contribuíram para o mesmo fim
Respostas
Resposta:
Mendel realizou experimentos através do cruzamento de ervilhas com diversas características concluindo que cada uma delas é determinada por um par de fatores que se separam durante a formação dos gametas e que as características são herdadas de forma independente.
Explicação:
A primeira lei de Mendel, também chamada de princípio da segregação dos caracteres ou lei de segregação, foi baseada em uma série de experimentos realizados através do cruzamento de ervilhas.
Durante esse experimento, Mendel analisou um total de sete características (forma da semente, cor da semente, cor da flor, forma da vagem, cor da vagem, posição da flor e comprimento do caule) através do cruzamento de plantas puras. Nesses cruzamentos, Mendel utilizava a polinização cruzada dessas plantas, ou seja, transferia o pólen de uma planta para outra gerando os primeiros descendentes os quais foram chamados de geração F1 os quais apresentavam características iguais aos dos genitores. Ao realizar o cruzamento entre indivíduos da geração F1 foi produzida a segunda geração chamada de F2 na qual Mendel observou o aparecimento de outras caraterísticas.
Na segunda Lei de Mendel, ou lei da segregação independente, Mendel realizou o cruzamento de gerações tomando as características de dois a dois com o objetivo de entender se cada fator era transmitido de forma independente.
Após esses experimentos, Mendel concluiu que todas as características são condicionadas por dois genes (um de cada genitor) que se separam durante a formação dos gametas e que as diferenças entre as características são herdadas de forma independente.