O chamado “século das luzes”, trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado. NÃO foi um dos pensadores desse movimento intelectual:
A )Jean-Jacques Rousseau.
B) Jean Bodin
C) Montesquieu.
D) Adam Smith.
E) Denis Diderot.
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA B) JEAN BODIN
Explicação:
EXTRA I : JEAN BODIN: "Jean Bodin foi um teórico político, jurista francês, membro do Parlamento de Paris e professor de Direito em Toulouse. O autor é reconhecido pelos seus estudos que foram de suma importância para o avanço dos conceitos de soberania e absolutismo dos Estados."
EXTRA II : "Ele defendia a ideia da "religião verdadeira", que seria olhar para Deus com um espírito purificado. Apesar de fazer críticas também ao papa, não é certo considerar Bodin um protestante, como muitos biógrafos fizeram, porque ele não necessariamente apoiava os reformistas"
EXTRA III : A maioria dos filósofos iluministas compartilhava da mesma ideia central, mas cada um deles contribuiu de uma forma diferente para o movimento. Entre os pensadores que atuaram durante o movimento, os que mais se destacaram foram: Jhon Locke, Voltarie, Jean-Jacques Rousseau, Montesquieu, Adam Smith e Denis Diderot.