• Matéria: Filosofia
  • Autor: joferreiraharbs
  • Perguntado 3 anos atrás

Marx é considerado um clássico da filosofia e além de discutir o capitalismo e as relações de trabalho em qua há domínio da burguesia sobre a classe proletária também relacionada sua tese a educação. Nesse sentido sobre o pensamento de Marx em relação a educação análise as afirmativas.
I Na educação a influência das redes marxistas está relacionada a crítica ao capitalismo como sistema econômico social e político. A busca de conscientização dos filhos da classe operária sobre a exploração nas relações de trabalho ao longo da história.
II A educação efetuada pela classe burguesa dominante expressa os valores de dominação. Logo a educação reproduz o que a sociedade capitalista determina. A escola passa a ser um espaço de reprodução da desigualdade
III Para o materialismo histórico e dialético a sociedade capitalista é marcada pela luta de classes onde a classe dominante a burguesia usa dos meios que dispõe na sociedade como por exemplo a educação para reproduzir seus interesses
IV No materialismo histórico dialético há uma crítica ao discurso de cidadania. Para Marx considerar que o cidadão existe é considerado as condições reais de exploração da burguesia sobre o proletário
É correto o que se afirma em:
( ) I.II e III
( ) II.III e IV
( ) I.II e IV
( ) I.III e IV
( ) I.II.III.IV​

Respostas

respondido por: elamambretti
9

Sobre o pensamento de Marx em relação a educação, é correto o que se afirma em:

( x ) I. II. III. IV.​

I. CORRRETO - Na educação a influência das redes marxistas está relacionada a crítica ao capitalismo como sistema econômico social e político. A busca de conscientização dos filhos da classe operária sobre a exploração nas relações de trabalho ao longo da história.

II. CORRETO - A educação efetuada pela classe burguesa dominante expressa os valores de dominação. Logo a educação reproduz o que a sociedade capitalista determina. A escola passa a ser um espaço de reprodução da desigualdade

III. CORRETO - Para o materialismo histórico e dialético a sociedade capitalista é marcada pela luta de classes onde a classe dominante a burguesia usa dos meios que dispõe na sociedade como por exemplo a educação para reproduzir seus interesses

IV. CORRETO - No materialismo histórico dialético há uma crítica ao discurso de cidadania. Para Marx considerar que o cidadão existe é considerado as condições reais de exploração da burguesia sobre o proletário

Karl Marx não deixou textos específicos sobre Educação, entretanto, encontramos na crítica à estrutura do capitalismo e na formação subjetiva dos seus atores, forte associação com a educação.

Sabemos que para Marx, é o trabalho humano, o fator de construção social, por isso, materialmente construído e dialeticamente compreendido na oposição entre dominantes e dominados. Ou seja, dentro da estrutura capitalista, entre os donos dos meios de produção e trabalhadores.

A educação, mérito e imposição da classe dominante, tem então, forte apelo na formação de trabalhadores docilmente construídos dentro do discurso de cidadania, onde cada um deve contribuir com sua parte.

Bons estudos!


josiecardoso: Obrigada!
milaelipinho: Obrigada
respondido por: vanemm
2

Resposta:

Alternativa correta: I,II,III,IV.

Explicação:

I. Na educação, a influência das teses marxistas está relacionada a crítica ao capitalismo como sistema econômico, social e político. A busca de conscientização dos filhos da classe operária sobre a exploração efetuada nas relações de trabalho ao longo da história.

II. A educação efetuada pela classe burguesa, dominante, expressa os valores de dominação. Logo, a educação reproduz o que a sociedade capitalista determina. A escola passa a ser um espaço de reprodução da desigualdade.

III. Para o materialismo histórico e dialético a sociedade capitalista é marcada pela luta de classes, onde a classe dominante, a burguesia, usa dos meios que dispõe na sociedade, como por exemplo a educação, para reproduzir seus interesses.

IV. No materialismo histórico dialético há uma crítica ao discurso de cidadania. Para Marx, considerar que o cidadão existe é desconsiderar as condições reais de exploração da burguesia sobre o proletário.

Perguntas similares