Sobre os modelos atômicos clássicos e comparando com o modelo de Bohr, podemos dizer que:
a)Os modelos clássicos não explicam a estabilidade das órbitas dos elétrons em torno do núcleo e o modelo de Bohr faz essa explicação.
b)o modelo de Rutherford explica a estabilidade das órbitas e também a energia dessas órbitas
c)O modelo de Dalton explica a estabilidade nuclear e o modelo de Bohr a estabilidade das órbitas dos elétrons
d)O modelo de Thonson explica o movimento orbital dos elétrons em torno do núcleo e a estabilidade nuclear
Respostas
Resposta: letra A, acertei no cmsp
Rsrs.
Sobre os modelos atômicos clássicos e comparando com o modelo de Bohr, podemos dizer que os modelos clássicos não explicam a estabilidade das órbitas dos elétrons em torno do núcleo e o modelo de Bohr faz essa explicação (Letra A).
Os modelos atômicos clássicos, com destaque ao de Rutherford, tinham como objetivo explicar a estrutura do átomo, bem como identificar seus componentes. Nesse sentido, o modelo de Rutherford defendia o formato de órbitas elípticas percorridas por elétrons ao redor do núcleo composto por prótons e nêutrons.
Entretanto, o modelo de Rutherford apresentava uma falha: os elétrons, ao girarem ao redor do núcleo do átomo, tenderiam a perder energia e colidir com o núcleo, o que não ocorre na realidade. Dessa forma, o modelo de Bohr resolveu a problemática ao assumir que cada órbita circular apresenta uma quantidade de energia constante, de forma que os elétrons não ganham ou perdem energia ao percorrê-la.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/26523398