• Matéria: História
  • Autor: mxxsangel15
  • Perguntado 3 anos atrás

Categoria: 2ª SERIE - EM Autor: alcidesparmezan-sp 4 BIMESTRE HISTÓRIA 2 ANO MÉDIO O Fim do Império Espanhol na América 13/10/21 - 2ª Série EM - História - O fim do Império Espanhol na América ObrigatóriaNota: 1 Observe as proposições a seguir: I – A invasão napoleônica à Espanha, que culminou com a remoção do rei de então pelo irmão do imperador francês, foi crucial para compreendermos a desestabilização da estrutura da administração política e militar do império espanhol na América. II – O processo de Independência da América Espanhola mostrou resultados poucos expressivos na questão da estrutura colonial, pois manteve brancos, de ascendência espanhola ou europeia, no comando das atividades econômicas, alijando negros e mestiços. III – Logo após romper seus vínculos coloniais com a metrópole, o território da América Espanhola fragmentou-se em vários países, passando desde então sofrer imperialismo inglês e norte-americano. São verdadeiras as proposições: ​

Respostas

respondido por: ygor329277
16

Resposta:

a) Todas

Explicação:

Está correta acabei de responder no cmsp e estava certa

respondido por: nataliafransantos
9

Sobre o fim do império espanhol na América, é correto afirmar que tomada da Espanha por Napoleão contribuiu com processo de independência, que teve como resultado a permanência da administração pelos espanhóis após a independência (todas alternativas estão corretas).

 

Com a tomada do trono espanhol por Napoleão Bonaparte, a América Espanhola ficou dividida entre aqueles que apoiavam o novo governo na esperança de que seria mais fácil para o processo de independência e aqueles que acreditavam que era o momento oportuno para se tornarem independentes.

Após a restauração do trono espanhol, com a queda de Napoleão Bonaparte, o novo rei espanhol governa da mesma maneira autoritária não demonstrando que haverá mudanças na administração da América e que os colonos deverão continuar se submetendo à metrópole.

Neste contexto, a elite econômica passa a promover revoltas para cortar laços definitivos com a Espanha,  lutando pela independência. A Inglaterra apoia a independência da América Espanhola, pois eram uma maneira de aumentar o seu mercado consumidor fora da Europa.

A independência nestas regiões teve um caráter conservador, onde houve a libertação política da metrópole, mas as estruturas sociais que exploravam indígenas, negros e mestiços se manteve, seguida pela fragmentação dos territórios, contrariando as ideias de Simón Bolívar, que tinha o projeto de manter a América unida e fortalecida.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/40635836

Anexos:
Perguntas similares