Faça um texto comentando seu ponto de vista sobre sustentabilidade
Respostas
Resposta:
Segurança das operações e investimentos de mais R$ 145 milhões em projetos e doações para a sociedade refletem a atuação socioambiental da companhia no último ano.
Em um ano marcado pela pandemia de Covid-19 e suas consequências, conseguimos obter resultados econômicos positivos e, ao mesmo tempo, ampliar nossos compromissos com a sustentabilidade, avançando em indicadores ambientais e sociais e apoiando a luta contra os efeitos da pandemia na sociedade brasileira. As informações referentes ao desempenho operacional, econômico, social, ambiental e de governança da companhia estão compiladas no Relatório de Sustentabilidade 2020, publicado nesta quinta-feira, 1/4.
“A performance da Petrobras num ano extremamente desafiador revela nossa busca incessante do objetivo dual de maximizar o retorno para o acionista e para a sociedade”, destacou o presidente Roberto Castello Branco. O documento detalha o nosso apoio a ações da sociedade para o enfrentamento à Covid-19, por meio da doação de testes, materiais hospitalares e de higiene, combustível para ambulâncias e veículos hospitalares e alimentos para famílias de baixa renda. Também realizamos doações financeiras para projetos científicos de combate à pandemia e cedemos capacidade computacional para suportar esforços de pesquisas. As doações em resposta à Covid-19 e a outras situações de calamidade no Brasil – como as enchentes nos estados de Minas Gerais e no Espírito Santo, incêndios no Pantanal e apagões no Amapá - somaram, em 2020, a quantia de R$ 25,5 milhões, doadas por nós e nossas participações societárias, além de gastos para realizar a gestão desses projetos.
A preocupação com a saúde dos empregados também é um dos destaques do relatório. Em 2020, a taxa de acidentes registráveis por milhões de homens/hora alcançou 0,56, um novo benchmark para a indústria de óleo global, e não ocorreram fatalidades nas operações.
No capítulo dedicado às mudanças climáticas, reportamos os avanços obtidos em 2020 – como a redução das emissões absolutas de gases de efeito estufa em 5% em comparação com 2019, consolidando o perfil de queda ao longo dos últimos anos. Atingimos 97% de aproveitamento de gás (IUGA - índice de utilização de gás associado) na área de E&P e reinjetamos cerca de 7 milhões de toneladas de CO2 separado do gás produzido nos campos de pré-sal, alcançando um total acumulado de 21,4 milhões de toneladas reinjetadas desde 2008.
No segmento de refino, o destaque é a melhoria contínua do indicador de intensidade em carbono, com uma redução de 3,6% em relação ao ano anterior. Além disso, foi criado o programa Biorefino 2030, que prevê projetos para a produção de uma nova geração de combustíveis, mais modernos e sustentáveis, como o diesel renovável e o bioquerosene de aviação. Em julho de 2020, foram concluídos os testes em escala industrial para a produção do diesel renovável por coprocessamento de óleo vegetal com diesel fóssil na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.
Também apoiamos voluntariamente projetos que atuam na recuperação ou conservação direta de florestas e áreas naturais e que, dentre outros benefícios, promovem a fixação de carbono e evitam emissões de gases de efeito estufa. Cerca de 870 mil toneladas de CO2e é a contribuição potencial estimada em fixação de carbono e emissões evitadas referente aos resultados acumulados (em média, por um período de 6 anos) da carteira de projetos vigentes em 2020.
As metas relacionadas ao tema Mudança do Clima constituem seis dos nossos dez compromissos em sustentabilidade. Em 2020, a companhia também apresentou avanços nos outros compromissos, como o de redução na captação de água doce e o de crescimento zero na geração de resíduos de processo, reduzindo o volume em relação a 2019.
“A palavra que traduz o ano passado é superação. O Relatório de Sustentabilidade comprova que, ao mesmo tempo em que conseguimos ter resultados econômicos positivos em um ano de crise, demos grande apoio à sociedade em suas demandas e ampliamos nossos compromissos ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês)”, afirmou o nosso diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade, Roberto Ardenghy.