Respostas
Resposta:
Tanto para lamarck como pare darwin o meio ambiente exerce um papel preponderante no processo evolutivo. Segundo Lamarck o ambiente é o principal fator que provoca modificações nos organismos; pare Darwin o ambiente apenas seleciona as variações mais favoráveis.
Ao se defender, Lamarck acreditava na evolução com o tempo e as necessidades relacionadas ao ambiente. ... No entanto, enquanto a teoria de Lamarck englobava os seres humanos, Darwin evitou o assunto, apesar de concordar que a seleção natural também age sobre a espécie humana.
Explicação:
Darwinismo: Adaptação passiva: O meio seleciona o mais apto
Ex: No ambiente havia traças brancas e a variação preta que era vista pelos predadores era caçada. Com a Revolução Industrial, os troncos e galhos de árvores ficaram mais escuros com as cinzas liberadas pelas chaminés e as traças pretas passaram a se camuflar mais facilmente que as traças brancas, que eram caçadas. Dessa forma, as traças pretas ficaram mais comuns que as traças brancas.
Lamarckismo: Adaptação ativa, ambiente gera necessidade de adaptação que desencadeia um esforço do indivíduo de forma isolada.
EX: A traça branca era comum na natureza até a Revolução Industrial, quando fuligem e cinzas das chaminés caiam no ambiente deixando-o galhos e troncos mais escuros. As traças passaram a desenvolver a coloração escura para se camuflar de predadores.