Expulsos do Brasil no século XVIII, diante de uma reforma instalada pelo Marquês de Pombal, os jesuítas se retiraram do Brasil colônia, mas deixaram um legado. Atualmente ainda há uma influência da Ordem de Jesus, da educação cristã, na educação. Sobre estas influências, analise as afirmativas abaixo e considere V para as verdadeiras e F para as falsas: I. A forma de educação por repetição e memorização é, também, uma influência dos jesuítas. II. Mesmo depois de sua expulsão, o método adotado pelas escolas incorporou práticas instaladas pela Companhia de Jesus. O controle sobre os alunos e a punição física para os que desobedeciam. III. A escola libertadora é o principal legado dos inacianos. Eles implantaram a liberdade de pensamento e aboliram as paredes escolares. A educação ao ar livre foi uma inspiração jesuítica que remonta os franciscanos. IV. Há no Brasil, ainda hoje, uma forte influência da educação cristã. A Igreja Católica ainda tem um papel importante na administração de um grande número de escolas de ensino fundamental, médio e superior. As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, V, F, V. Alternativa 2: V, F, V, F. Alternativa 3: F, F, V, F. Alternativa 4: F, V, V, V. Alternativa 5: V, F, V, V.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1:
V, V, F, V.
Explicação:
I. A forma de educação por repetição e memorização é, também, uma influência dos jesuítas.
II. Mesmo depois de sua expulsão, o método adotado pelas escolas incorporou práticas instaladas pela Companhia de Jesus. O controle sobre os alunos e a punição física para os que desobedeciam.
IV. Há no Brasil, ainda hoje, uma forte influência da educação cristã. A Igreja Católica ainda tem um papel importante na administração de um grande número de escolas de ensino fundamental, médio e superior.
Os jesuítas na educação brasileira seguiam o método de estudo conhecido como ratio studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico (1).
A alternativa 3 é falsa, pois os jesuítas, responsáveis pela catequização das tribos indígenas e dos povos africanos na época do Brasil Colônia, representam um marco na educação, embora esta fosse para fins religiosos.
Os padres jesuítas viajam rumo à evangelização católica dos grupos denominados "pagãos" e utilizavam a metodologia de estudo chamada ratio studiorum, que consiste em um manual escolástico de educação tradicional, onde combinava estudos das ciências naturais (matemática e física), ciências humanas (filosofia e literatura), Latim e disciplinas voltadas ao ensino religioso para fins catequéticos.
Link: brainly.com.br/tarefa/23618378