Leia o trecho seguinte, identifique as duas estratégias argumentativas utilizadas e justifique sua resposta. “Segundo Albert Einstein, cientista contemporâneo, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito enraizado. Sob tal ótica, é indubitável que inúmeras ojerizas religiosas presentes no Brasil hodierno possuem ligação direta com o passado, haja vista os dogmas católicos amplamente difundidos no Brasil colônia do século XVI.”
Respostas
Resposta:
Neste trecho, os argumentos estão enraizados no cunho de autoridade científica e com base nos pressupostos do pretérito.
O texto relata que um preconceito é tão nefasto que pode afetar mais que uma matéria possa ser erradicada. Portanto, o autor faz referência à frase de Albert Einstein para, então, escrever sobre as mazelas da discriminação em seio social.
O preconceito, permeado na sociedade, existe e é considerado uma ideia maléfica e nefasta, pois impulsiona o discurso de ódio, o desrespeito e a violência, seja ela física, psicológica ou simbólica.
Tal ato nefasto é definido como concepção intolerante e criminosa, gerando a violência e incentivando a maldade com o próximo. Atos discriminatórios não são democráticos nem merecem ser exaltados, uma vez que promovem o terror e o ódio na sociedade.
Ao apresentar uma visão generalizada da sociedade, o preconceito segrega e impõe ideias universais na sociedade, obrigando que todos sigam uma determinada visão.
Logo, não há lugar para a pluralidade nem para o diferente quando a sociedade é regida por ideologias preconceituosas.
Explicação: