• Matéria: Geografia
  • Autor: nickbom
  • Perguntado 3 anos atrás

Para Savoy e Sarr, o período colonial correspondia, na França, “a um momento de extrema desinibição em questões de ‘suprimento’ de patrimônio em suas próprias colônias, uma bulimia de objetos”. As relações de dominação da época convidam, segundo eles, a postular “a falta de consentimento das populações locais durante a extração dos objetos” e a considerar que as aquisições foram obtidas “por violência, astúcia ou condições de não equidade”. Consequentemente, os autores defendem a devolução de peças apreendidas durante conquistas militares, mas também daquelas coletadas em missões científicas ou por agentes da administração colonial. Eles também pedem a devolução de bens adquiridos ilegalmente após 1960 por meio do tráfico ilícito de obras de arte.


O parecer favorável dos especialistas acerca do pedido de devolução de obras francesas aos respectivos países africanos compreende uma ação que visa

A)promover um pensamento decolonial a partir da restituição de obras africanas.
B)buscar o confronto bélico com os países europeus como forma de revanche.
C)punir os países europeus pelos seus feitos durante o período colonial.
D)estabelecer relações conflituosas com as antigas metrópoles.
E)estimular o pan-africanismo e seus ideais de liberdade.

Respostas

respondido por: brendaisis
3

Assinala-se a letra A como correta. Analisando o texto apresentado, pode-se concluir que a devolução de materiais históricos obtidos no continente africano por colonizadores franceses permite a descolonização desses territórios, os quais foram degradados, corrompidos e invadidos.

Assim, a restituição de obras africanas assegura a reafirmação desses indivíduos como sociedade, além de permitir a mitigação das formas de exploração coloniais anteriormente vivenciadas.

Perguntas similares