• Matéria: Sociologia
  • Autor: anna11223
  • Perguntado 3 anos atrás

As “Santas Casas” foram as primeiras instituições a tratarem dos mais pobres gratuitamente, depois surgiram as CAPS e posteriormente os IAPS, INPS, INAMPS, INSS. O interesse do Estado brasileiro e outros países europeus, até mesmo dos EUA em assumir políticas públicas que visassem atender as necessidades dos mais pobres no século XX não se limitava somente ao setor da saúde, por quê? Aponte a alternativa correta.


 * 1 ponto a) O capitalismo sempre foi favorável à inclusão dos mais pobres e às necessidades ligadas aos direitos sociais.

b) As políticas sociais surgiram naturalmente, os governos enxergaram a necessidade sem que houvesse organização de movimentos sociais ou lutas de classes.

c) Com o fim da URSS em 1991, as políticas neoliberais favoreceram à estatização de empresas e serviços privados gerando mais benefícios e distribuição de renda à sociedade.

d) Havia uma concorrência ideológica entre capitalismo e socialismo, na qual os países desta última priorizavam políticas sociais.

e) O sistema de saúde público sempre foi uma prioridade no Brasil desde o período colonial. ​

Anexos:

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

O texto nos fala sobre o desenvolvimento de políticas de base para a sociedade e como o capitalismo está inserido nesse processo. Baseado nessa ideia, a alternativa D é a que melhor se aplica como correta.

Apesar da corrida armamentista e da disputa acirrada entre a potência socialista (URSS) e a capitalista (Estados Unidos), as políticas da primeira visavam a inclusão do povo como uma forte base para a sociedade.

Assim, o socialismo dessa fase seguia as ideias que se aproximavam de Marx, em uma busca pelos direitos igualitários, indo na contra mão da perspectiva gerada pelo capitalismo americano que contribui para a pobreza e a disparidade social.

Perguntas similares