Respostas
Resposta:
Explicação:
O golpe de 1964 foi resultado de uma articulação política golpista realizada por civis e militares na passagem de 1961 para 1962. É importante esclarecer que, apesar dessa conspiração ter efetivamente surgido em 1961, a Quarta República Brasileira foi marcada por diferentes tentativas de subversão da ordem realizadas pela UDN.
A reforma agrária dominou o debate político nacional de março até agosto de 1963 e dividiu esquerda e direita. Formaram-se grupos de trabalhadores camponeses que começaram a invadir propriedades rurais e a pressionar o governo pela realização da reforma – mesmo que a força. Os proprietários, por sua vez, eram contrários à reforma agrária.
Resposta:
As reformas de base foram pela primeira vez divulgadas pelo presidente João Goulart durante o período do parlamentarismo, em 1961.
Para Jango (João Goulart), as reformas agrária, urbana, educacional, bancária e política seriam uma alternativa reformista que acalmaria os ânimos revolucionários daqueles que gostariam de estender a revolução socialista cubana para o Brasil.
O objetivo das reformas, dizia Jango, era o de alterar a estrutura econômica e social do país e sua dependência do capital externo. Mas a alternativa de política conciliatória proposta por João Goulart sofreu ataques da direita e da esquerda.
Explicação:
As Reformas de Base eram um conjunto de medidas que objetivavam reestruturar as instituições políticas, jurídicas e econômicas do país. Pretendia-se, por meio dessas reformas, atenuar o quadro de desigualdade social do país, contudo, sem ultrapassar os marcos do liberalismo político e econômico. Entre as principais Reformas de Base estavam: a agrária, a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional).