• Matéria: História
  • Autor: brunagabrielasantosc
  • Perguntado 3 anos atrás

O Liberalismo, ideário que nasceu na Inglaterra e se expandiu para toda a Europa e, posteriormente, para o mundo, foi determinante para a crise do pacto colonial no Brasil, influenciando a eclosão de uma série de revoltas que questionavam a autoridade portuguesa sobre nosso território, como as nativistas e as separatistas. Sobre estas, assinale a alternativa correta:

a) As revoltas nativistas defendiam o rompimento com Portugal.

b) As Revolta de Beckman e de Vila Rica são exemplos de revoltas separatistas.

c) Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana são exemplos de revoltas nativistas.

d) As primeiras a ocorrer foram as revoltas nativistas, pedindo reformas no pacto colonial, enquanto, depois, as separatistas exigiam o rompimento com relação a Portugal.

e) As revoltas separatistas defendiam apenas reformas no pacto colonial.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1

É correta a alternativa D, tendo sido exemplos de revoltas nativistas alguns eventos ocorridos ainda no Século XVII, como a Guerra dos Emboabas, a Revolta de Beckman e a Guerra dos Mascates, e exemplos de revoltas separatistas coisas ocorridas nos séculos XVIII e XIX, como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.

Tanto as revoltas nativistas quanto as separatistas eram formas de demonstrar a insatisfação dos colonos com a forma como se dava a colonização do Brasil. O que diferencia os dois tipos é que, geralmente, as revoltas nativistas não exigiam o fim da colonização, mas sim a reforma de como ocorria, e as separatistas exigiam isto.

Perguntas similares