• Matéria: Geografia
  • Autor: sophiaantunesdematto
  • Perguntado 3 anos atrás

1- Leia o texto e responda: Coincidência ou sabedoria?

Se a ciência está há décadas, pesquisando e desenvolvendo métodos de previsão para as secas, o sertanejo, por sua vez, está a centenas de anos tentando desvendar e prever esse complexo fenômeno. Para muitos sertanejos, as previsões meteorológicas se restringem a alguma observações da
natureza. O comportamento de alguns animais e a variação do tempo, entre outros elementos naturais, pode indicar, muitas vezes precisamente, a iminência de chuva ou de seca.
Na sabedoria empírica do sertanejo, quando o pássaro chamado asa-branca migra para outras áreas, a seca vai ser longa no Sertão. E, quando a formiga vermelha se muda de um lugar para outro, é sinal de chuva. O vento chamado Catarino ou Aracati soprar no final de dezembro e em janeiro é um mau agouro, pois indica seca. Essa previsão será confirmada para o sertanejo se não chover até 19 de março. Nessa data comemora-se o dia de São José, santo ao quais muitas pessoas pedem a “graça” da chuva.
Em meio a essas previsões ou presságios, a população se apega à esperança de que a chuva chegue ao Sertão.

a- Quais são os indícios naturais que o sertanejo observa para prever seca e chuvas? b- Por que o sertanejo se preocupa tanto com a vinda da chuva? c- Comente a religiosidade do sertanejo, expressa no texto.

b- Por que o sertanejo se preocupa tanto com a vinda da chuva? c- Comente a religiosidade do sertanejo, expressa no texto.

c- Comente a religiosidade do sertanejo, expressa no texto.

d- Além dessas previsões do tempo realizadas pelos sertanejos, você conhece outros tipos de previsões baseados na observação da natureza? Descreva-os.​

Respostas

respondido por: larageovannapvh
0

Resposta:

pior q eu tbm preciso dessa

ALGUEMMM AJUDAAAAA

Perguntas similares