2) Quais os riscos este trabalhador estará exposto realizando home office?
Respostas
Resposta:
Mesmo durante o home office, o colaborador deve trabalhar dentro do seu horário oficial, seja ele comercial ou não. A realização de atividades relacionadas ao trabalho, antes ou depois do expediente já definido pela organização pode deixar a empresa exposta ao risco de receber processos trabalhistas.
Resposta: Primeiramente vale observar a NR-17, que trata da questão da ergonomia, deve ser colocada em prática. Cada tipo de atividade deve ser realizada em um ambiente de trabalho confortável e seguro, ou seja, ergonomicamente correto.
Existem diversos perigos potenciais, especialmente ergonômicos e psicossociais que são inerentes ao trabalho home office. Assim, há o risco de o trabalhador adoecer e ter o reconhecimento de que a sua doença possui nexo causal com a função que é exercida em sua própria casa.
Alguns mais ocasionais são:
Problemas físicos: A necessidade de adaptar de improviso a estação de trabalho pode acarretar doenças osteomusculares.
Lesões por esforço repetitivo (LER).
Problemas emocionais ocasionados por jornadas de trabalho longas, exigência de múltiplas tarefas, isolamento, falta de um local adequado e com silêncio que leve o trabalhador a estresse, ansiedade, tensão u fadiga, ou seja, um cenário que leve o colaboradora a desenvolver não apenas danos físicos, mas também psíquicos, como por exemplo, síndrome de burnout e até depressão.
Explicação: