• Matéria: História
  • Autor: joaonobrealvesfilho
  • Perguntado 3 anos atrás

Então , algum professor de história ou professora , poderia me explicar sobre o governo militar no Brasil ? Realmente houve uma ameaça comunista ? Qual sua opinião sobre as pessoas que pedem a volta do governo militar ? Quais são os pontos positivos e negativos dessa época ?

Respostas

respondido por: Raquelzinha291
1

Resposta:

Ditadura militar brasileira foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente.

A suposta ameaça comunista era a justificativa para reprimir as tendências reformistas de modo geral, que eram mal vistas por setores muito diferenciados da população, incluindo os insatisfeitos com a crise econômica, aqueles que se sentiam inseguros diante das mobilizações sociais, aqueles a quem não agradava o ...

Qual sua opinião sobre as pessoas que pedem a volta do governo militar ? eu acho injusto pq nem todos foram beneficiados com essas reformas

Houve grandes reformas estruturais, transformações no sistema tributário, financeiro, trabalhista e previdenciário que auxiliaram de forma decisiva para o controle fracionário, a organização do sistema financeiro e o ajuste das contas públicas. Mas nem todos foram beneficiados com essas reformas, apenas…

melhor resposta pfv

Não Sou professora mas eu gosto de história

respondido por: DasWissen
1

O governo militar no Brasil, foi uma ditadura implantanda através de um golpe, em 1964. Foi um período com muitos autos e baixos, uma das piores coisas na gestão dos militares foram, os atos institucionais, a censura, a repressão dos direitos individuais, a perseguição política, as torturas, assassinatos e etc. Mas, em contra partida, o governo militar construiu muita coisa, mesmo que não tenha sido tão bom a longo prazo, como a transamazônica, as usinas nucleares, melhoraram a infraestrutura de transporte de São Paulo, o milagre econômico e etc. Porém, mais tarde foi visto que esse milagre econômico não passava de uma ilusão, e que o governo militar havia deixado uma dívida externa enorme, só para poder construir tudo isso. Também, no total, nesse período, o Brasil teve 5 presidentes.

O mundo todo vivia em uma guerra fria naquela época, que era contra a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e os Estados Unidos da América, ou seja, o mundo estava polarizado, só existiam esses dois viés político. O Brasil estava muito polarizado, o medo comunista para eles, naquela época, era real, principalmente para os Estados Unidos, o qual não podiam permitir um país da magnitude do Brasil, no seu quintal estratégico, tornar-se comunista. Porém, João Goulart nunca esteve atrelado com a ideologia marxista, pois as ideias dele eram: trazer uma política com uma maior distribuição de riquezas, consolidando o Estado nisso; um desenvolvimento com os recursos internos, garantindo a consolidação e ampliação do mercado interno e um crescimento econômico mais equilibrado. Por isso, com essa guinada para um nacionalismo mais ao extremo da esquerda, Jango foi acusado de comunista, mesmo, como já dito, isso estar muito longe de seus planos. Porque, além de Jango ser um grande proprietário de terras no Rio Grande do Sul, o seu partido foi criado por Getúlio Vargas, o qual servia para tirar o voto dos trabalhadores urbanos, eles nem sequer falavam de luta de classes e etc. Já os militares tinham como objetivo o desenvolvimento com o capital estrangeiro para o desenvolvimento do capitalismo no país. Não é muito diferente dos nossos dias de hoje, o qual qualquer proposta mais social-democrata é visto como algo de "socialistas". Uma das maiores vergonhas à nossa soberania foi os EUA terem se envolvido nos nossos interesses internos, pois eles ajudaram os militares brasileiros nesse golpe, inclusive, eles enviaram navios de guerra para nossa costa, para assim apoiar o golpe, caso desse algo errado. Então, sendo bem direto e respondendo, não, o Brasil não iria virar Socialista, o Brasil não iria virar uma nova Cuba, tudo isso não passava de propaganda e exploração do medo das pessoas.

As pessoas que pedem à volta desse regime, são pessoas que não têm todos os conhecimentos necessários para ter uma opinião totalmente formada. Pois, afinal, elas viveram nessa época, ou seja, o governo militar fez imensa propaganda para aumentar a sua popularidade, e até hoje isso vive em suas memórias. Elas pesquisam muita das vezes só os prós desse regime, mas não se atentam ao contra. Só o conhecimento libertará.

Os pontos negativos são: a repressão, a censura, todos os atos institucionais, a anulação dos pensamentos diversos e muitos outros pontos. Os pontos positivos: a construção de infraestrutura, a construção de usinas nucleares, o milagre econômico, a transamazônica, usinas hidrelétricas e muitas outras coisas.

Bons estudos!

Perguntas similares