As Cortes portuguesas, ressentidas pela permanência de D. João VI no Brasil, organizaram uma revolução em 1820, exigindo o retorno da família real a Portugal e a elaboração de uma Constituição. Após o retorno da família real a Portugal, D. Pedro ficou no Brasil como príncipe regente, mas as Cortes portuguesas passaram a exigir que o príncipe também voltasse a Portugal, para terminar a sua formação nas universidades europeias e se preparar para assumir o trono do país.
No Brasil, D. Pedro tentava se impor como governante, arquitetando a libertação do domínio português para que ele pudesse exercer pleno domínio no país, e a população brasileira passou a pressionar para que D. Pedro rompesse com Portugal. Um importante momento da regência de D. Pedro foi o chamado Dia do Fico, onde o príncipe recebeu um abaixo-assinado contendo mais de 8 mil assinaturas que pedia sua permanência no Brasil.
Imagine-se como um grande comerciante que teme que o Brasil volte a ser uma colônia de Portugal (desejo das Cortes portuguesas na Revolução Liberal do Porto).
Elabore um manifesto que será entregue a D. Pedro. Você precisa, no seu manifesto, convencer as pessoas a assinarem um abaixo-assinado pedindo que D. Pedro rompa com Portugal e torne o Brasil independente.
Respostas
Resposta:q bom
Explicação:
Resposta:
Manifesto pela permanência de D. Pedro no Brasil
Por meio deste manifesto, venho apresentar ao príncipe regente os motivos pelos quais este deve romper com Portugal. O povo brasileiro anseia pela libertação do domínio português, que quer nos relegar novamente à posição de colônia de exploração. As liberdades comerciais experimentadas pelo povo brasileiro desde que a família real chegou ao Brasil, em 1808, dinamizou o comércio interno e beneficiou a população, que passou a ter acesso a produtos mais baratos e de boa qualidade, principalmente vindos da Inglaterra. Não cabe mais ao Brasil a função de ser mero fornecedor de matéria-prima para Portugal; o povo brasileiro não pode mais aceitar o domínio português, que quer apenas explorar nossas riquezas sem promover o desenvolvimento econômico do Brasil. Assim, em nome do povo brasileiro, que abaixo assina este manifesto, venho pedir ao príncipe regente que considere o rompimento com Portugal, visando a construir uma nação independente, que tenha como líder máximo Vossa Alteza, D. Pedro.
Explicação: