1. O conto “Amor” e a peça Vestido de noiva representam a realidade íntima de suas personagens. Explique como se dá essa representação nos dois textos. 2. O crítico Décio de Almeida Prado comenta que, por colocar a ação diante do espectador, o texto teatral precisa criar estratégias próprias para exteriorizar a consciência moral ou psicológica das personagens que diferem daquelas usadas nos romances e nos contos.
a) Em Vestido de noiva, o plano da alucinação permite ao espectador conhecer o conflito interno de Alaíde. Qual é a causa de seu drama interior, segundo o trecho lido? Qual é o impacto dele sobre a personagem?
b) No conto “Amor”, quais estratégias são utilizadas pela autora para externalizar o conflito interno de Ana?
Respostas
1 - Os personagens do conto sofrem um conflito interno, a personagem Ana, do conto Amor de Clarice Lispector é uma dona de casa angustiada que tem uma epifania sobre sua vida ao observar em um ponto de ônibus um cego mascando um chiclete.
O personagem Alaíde sofre com a pressão social para se casar logo, algo que ele não deseja fazer, pois, é homossexual.
2 - No texto teatral é necessário que se haja uma grande quantidades de diálogos, assim como uma melhor definição do cenário, para facilitar a montagem da peça por atores.
a) Alíde é um jovem rapaz Carioca criado sem pai, tendo como única referência masculina um tio, a sociedade faz pressão para que Alaíde se casa, o que ele se opõe, visto que é homossexual. Assim sendo, Alaíde se envolve no planejamento do casamento e em especial no vestido de noiva. Alaide tem um plano para o vestido de noiva e no dia da cerimônia, ele é encontrado, vestido com ele e enforcado.
b) A autora utiliza o recurso da "hora perigosa" que o momento em que Ana já terminou seus afazeres domésticos e se cala para refletir sobre a vida, durante esse momento acompanhamos em fluxo de consciência as angústias da dona de casa.
https://brainly.com.br/tarefa/37443649