• Matéria: História
  • Autor: Luizalululu
  • Perguntado 9 anos atrás

As teorias econômicas do escocês Adam Smith tiveram grande importância e até hoje influenciam o pensamento econômico. Leia um trecho de sua obra A riqueza das nações: “Seja qual for o tipo de indústria doméstica que seu capital pode empregar, e cujo produto tende a ser de maior valor, todo indivíduo pode, evidentemente, em sua posição local, julgar muito melhor que qualquer estadista ou legislador poderia fazer por ele. O estadista que tentasse orientar os indivíduos sobre a maneira de empregar seu capital arcaria não só com uma responsabilidade mais que desnecessária, mas assumiria uma autoridade que poderia seguramente ser concedida não a uma única pessoa, nem a nenhum senado, nem a qualquer conselho, e que seria tão perigosa nas mãos de um homem louco e suficientemente presunçoso para imaginar-se capaz de exercê-la”.
SMITH, Adam. A riqueza das nações. In: OSER, Jacob. História do pensamento econômico. São Paulo: Editora Atlas, 1987, p. 73. Assinale a alternativa que contém a ideia que corresponde ao texto:

(A)
Mecanismos autorreguladores do mercado.

(B)
Não intervenção do Estado na economia.

(C)
Quanto maior a disponibilidade de um produto, menor o seu preço.

(D)
Trabalho aliado ao capital, como gerador de riqueza.

(E)
Cada nação deve dedicar-se a um tipo de atividade produtiva.

Respostas

respondido por: Literato
5
Resposta B. Nesse texto Adam Smith esclarece que qualquer pessoa ou comerciante poder muito bem julgar como ele vai comercializar os produtos.Não a necessidade da intervenção do estado no comercio pois os comerciantes julgam melhor do qualquer governante.
Perguntas similares