POR FAVOR É URGENTE
a) descreva os elementos visuais da charge relacionando-a ao contexto ao qual se refere.
b) Qual a critica presente na obra ? justifique sua resposta com elementos da charge
Respostas
A) O contexto dessa época da ditadura ( quase no final do período onde é aprovado a lei da anistia) vivíamos em uma ditadura no auge do autoritarismo, onde o AI 5 respaldava a perseguição cada vez maior contra pessoas com pensamentos políticos diferentes ou a quem o Estado interpretasse como uma ameaça ( mesmo que a ameaça nunca tenha existido). Na charge podemos analisar como as pessoas sofreram a repressão de formas diferentes, enquanto alguns sofriam aqui no Brasil com prisões desumanas e injustas, até mesmo com torturas, outros viviam um exílio em outros países, que também é ruim, mas não se compara ao que outros viveram por aqui. A anistia não é justiça, principalmente para quem viveu a fundo as atrocidades do governo militar.
B) A CHARGE usa a figura de um homem abrindo a porta de uma prisão ( que pelo contexto fica subentendido que é uma prisão de presos políticos), feliz pela promulgação da anistia sem se importar com as outras pessoas que enfrentaram a repressão do Estado por " de baixo do pano". O autor crítica a falta de impunidade e como algumas pessoas não se importam com isso
Resposta: B)
A imagem acima critica a anistia de presos políticos durante o regime ditatorial brasileiro. Concordo com essa crítica, pois penas devem ser aplicadas de forma justa e igualitária, independente das motivações políticas ou ideológicas. Não se pode premiar ou tolerar o crime de forma diferenciada, pois isso representa uma violação dos direitos humanos e da Constituição brasileira, além de prejudicar a moral e a legitimidade do Estado.
Explicação: