como foi a imigração e sua exploração?
como foi o dominio das novas tecnologias?
como foi a entrada desses indivíduos em novos mundo?
como foi a estratégia dos africanos de ver o mundo?
porquê a diáspora não e só sinônimo da imigração a força?
Respostas
imigração:
A marca da imigração no Brasil pode ser percebida especialmente na cultura e na economia das duas mais ricas regiões brasileiras: Sudeste e Sul.
A colonização foi o objetivo inicial da imigração no Brasil, visando ao povoamento e à exploração da terra por meio de atividades agrárias. A criação das colônias estimulou o trabalho rural. Deve-se aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, como a rotação de culturas, assim como o hábito de consumir mais legumes e verduras. A influência cultural do imigrante também é notável.
A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se a partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco. Foi um movimento ao mesmo tempo colonizador e povoador, pois contribuiu para formar a população que se tornaria brasileira, sobretudo num processo de miscigenação que incorporou portugueses, negros e indígenas
novas tecnologias:
leque de possibilidades ofertado pelos recursos digitais, como também o fato de que sua linguagem é extremamente atraente para o aluno, por ela fazer parte de quase tudo que envolve sua vida cotidiana, inclusive seus relacionamentos. O presente trabalho pretende oportunizar uma reflexão sobre a importância de o professor de hoje ter o domínio das tecnologias digitais para que possa desenvolver em sala de aula um trabalho mais coerente e condizente com os novos tempos, de mudanças tão rápidas e em que a comunicação e a informação acontecem em tempo real. O estudo foi feito por meio de pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória, do tipo bibliográfica, e chegou-se à seguinte conclusão: aproximadamente metade dos professores da educação pública brasileira fazem uso das tecnologias digitais, mas esbarram em problemas como insuficiência na infraestrutura das escolas e falta de capacitação dos professores.
individuos em novos mundo :
A diáspora africana é o nome dado a um fenômeno histórico e social caracterizado pela imigração forçada de homens e mulheres do continente africano para outras regiões do mundo. Esse processo foi marcado pelo fluxo de pessoas e culturas através do Oceano Atlântico e pelo encontro e pelas trocas de diversas sociedades e culturas, seja nos navios negreiros ou nos novos contextos que os sujeitos escravizados encontraram fora da África.
Para pensar a diáspora africana é preciso destacar as regiões portuárias. Tais regiões marcaram a entrada desses indivíduos em novos mundos, e por serem locais de chegada, eram também marcados pelo contato e pela mistura de diferentes realidades.
Os números são bastante relevantes nesse contexto. Foram aproximadamente doze milhões de africanos trazidos às Américas, e destes, 40% desembarcaram no Brasil, marcando a história do país pela diversidade cultural, étnica e social.
estratégia dos africanos:
Africanos mantiveram cultos religiosos através do sincretismo
Professor Fábio Medeiros falou do assunto em reportagem de filosofia.
Relação entre os santos católicos e entidades do candomblé foi abordada.
Quando os primeiros africanos chegaram o Brasil, tiveram o seu culto religioso proibido pelos portugueses. Para se adaptarem, eles fundamentaram a relação entre os santos católicos e as entidades do candomblé, o que é chamado de sincretismo religioso.
A comunidade Portão de Gelo, em Olinda, é um quilombo urbano: o primeiro a ter a área demarcada dentro de uma cidade no Brasil. O centro social e cultural do quilombo é o Terreiro de Xambá. “O que mais vemos é justamente a perspectiva de como a religião é um elemento significativo, principalmente de matriz africana. A tradição está sendo mantida nesse terreiro. O que é interessante para o estudo sociológico é a vivência desse terreiro inserido na comunidade e a expressão da vida da comunidade em si. E isso faz com o terreiro faça parte dos trabalhos, afazeres, do comprometimento da vida. Nesse sentido, se une a esses eventos que compõem as diferenças, necessidades da vida coletiva e responsabilidades”, comentou o professor.
Para os seguidores da religião de matriz africana, São Jorge é Ogum; Santa Bárbara, Iansã. Essa relação entre os santos católicos e as entidades do candomblé foi uma forma que os escravos africanos que vieram ao Brasil encontraram para driblar os senhores de engenho e continuar realizando seus rituais sem perseguições.
ultima:
Assim, a diáspora não é apenas sinônimo da imigração à força, mas também uma redefinição identitária, ou seja, a construção de novas formas de ser, agir e pensar no mundo. Os castigos físicos e o sofrimento fizeram parte da vida de homens e mulheres escravizados.
bons estudos , se der me da a coroinha